quarta-feira, 6 de julho de 2016

Vamos falar sobre varandas?

As varandas estão tomando um espaço cada vez mais importante em novos empreendimentos imobiliários. E o investimento, principalmente para espaços reduzidos, vale à pena.

Podemos dizer que em apartamentos as varandas são como o quintal e o jardim da casa.




Receber os amigos, preparar um churrasco, curtir um final de semana em casa “de boa” na varanda.
Para trabalhar este espaço é importante estabelecer as prioridades de cada família.
E se é para cozinhar e receber os amigos transformá-la em um espaço gourmet pode ser uma excelente ideia. E esse é o uso mais atual que tem sido dado às varandas.




Se você for incorporar a varanda totalmente ao apartamento fazendo o fechamento você deve estar por dentro de todas as regras do condomínio sobre isso. Tipo de fechamento padrão e materiais permitidos. A maioria dos condomínios tem isso estabelecido.


Além da churrasqueira você pode acrescentar o entretenimento, instalando um home theater.
Também é possível cultivar uma pequena horta, colocar plantas ornamentais, trabalhar os revestimentos, usar painéis de madeira e móveis sob medida para u melhor aproveitamento do espaço.


São muitas as possibilidades. Estabeleça um objetivo e liste tudo o que você quer que a varanda comporte (como louças, utensílios, etc) e mãos a obra!








A arquiteta Letícia Reigada lista dez recomendações bem interessantes:
1. Utilizar piso cerâmico ou em porcelanato, pois são de fácil manutenção, podendo ser lavados.
2. Projetar gabinetes sob as bancadas e/ou armários superiores para guardar louças e objetos utilizados somente nesse espaço.
3. Prever pontos de energia elétrica para a instalação de frigobar, adega climatizada ou até mesmo um grill.
4. Caprichar na iluminação para que o ambiente também possa ser utilizado à noite.
5. Apostar em peças versáteis como, por exemplo, bancos ou pufes, que também possam servir de mesas ou apoios laterais.
6. Decorar o ambiente com plantas em vasos ou jardineiras, mas sempre atentando para a escolha das espécies, de acordo com a insolação de sua varanda.
7. Cultivar uma pequena horta que, além de decorar, proporcionará temperos frescos para serem utilizados em sua área gourmet.
8. Utilizar painéis e móveis de madeira, que trazem uma atmosfera mais rústica e natural ao ambiente. Para detalhes decorativos em paredes, aposte em ladrilhos hidráulicos, mix de azulejos decorados fora de linha ou revestimentos que imitem pedras naturais.
9. Utilizar alguns pontos de cores fortes e vibrantes, que tornam o local mais descontraído e alegre. Almofadas estampadas, lanternas coloridas e peças de artesanato são alguns exemplos.
10. Prever um móvel ou bancada de apoio para o preparo de refeições.

 Have fun!




Nenhum comentário :

Postar um comentário